02 janeiro 2010

Parte Escrita

Nesta postagem vou mostrar o que são partituras e como ler (pentagrama).Esta parte pode ser um pouco confusa par se houver dúvidas daqui a um tempo vou também mostrar uns vídeos nos quais vai se combinar a parte teórica à parte prática e assim vai ser mais fácil. Bom estudo!!!




As notas musicais (e outros sinais) são apresentadas por símbolos e escritas sobre uma pauta chamada PENTAGRAMA, que contém cinco linhas e quatro espaços. As linhas bem como os espaços da pauta são contadas de baixo para cima.

Pentagrama ou Pauta





Nem sempre a pauta é suficiente para conter todas as notas, acrescentam-se então outras linhas e espaços que denominamos de suplementares superiores ou suplementares inferiores.


Veja o exemplo dessas linhas suplementares abaixo:

Observação: As linhas e espaços superiores contam-se de baixo para cima e quando inferiores, contam-se de cima para baixo. Não existe limites para as linhas suplementares superiores e inferiores, mas geralmente só se costuma usar 5 linhas.


Claves


Clave é um sinal que se coloca no princípio da Pauta para dar nome ? s notas.
Nas músicas de piano e usam-se duas claves a de Sol e Fá e nas músicas para teclado usa-se apenas a Clave de Sol por que a clave de fá é substituída pelas cifras.
Vamos conhecer agora essas claves:

Clave de Sol


A Clave de Sol é usada para os sons agudos e alguns dos instrumentos, cujos sons são anotados na Clave de Sol são: clarinete, flauta, harmônica (gaita).. No teclado e piano ela é usada geralmente para tocar a melodia.




Clave de Fá



A clave de fá por sua vez é utilizada por instrumentos graves como contrabaixo, trombone, fagote, tuba etc…No piano ela é usada para mostrar as notas mais graves da música, que no teclado é substituído por cifras.



Veja agora aonde estão localizadas todas as notas nessas claves:?



Clique na imagem para ampliar

Notas ou figuras musicais


As figuras musicais são sinais que estabelecem a duração do som e do silêncio. Chamam-se também Valores. Os valores podem ser Positivos e Negativos.


Valores positivos – São as figuras das notas, que representam ? duração do som.
Valores negativos – São as figuras de pausas que representam ? duração do silêncio.


Veja abaixo o diagrama que mostras as principais figuras e seus valores:





Compasso


Um trecho musical consta de partes iguais chamadas compassos, que são separados por linhas verticais denominadas Barras ou Travessões.



No final de um trecho usa-se colocar 2 Travessões: Travessão duplo


Signos de compasso


Quase sempre compassos são representados por frações ordinárias, sendo que o numerador indica ? quantidade dos valores que entram no compasso e o denominador a qualidade.


Os compassos podem ser Binários, Ternários e Quarternários, e os mais usados são:





Valores das Notas e Pausas


Vamos aprender agora os valores das notas e pausas. As notas representam o Som, e as Pausas o silêncio. Elas tem o mesmos valores.
Os valores das notas e pausas abaixo, referem-se ao compasso quartenário (4/4, C ou 4).




Duração das notas


Tempo é a unidade usada para determinar a duração de uma nota. Por exemplo: 1 tempo, 2 tempos, 2 tempos e meio, meio tempo, etc… Cada música possui um tipo de andamento típico. Por exemplo, quando se dança uma valsa conta-se 1, 2, 3,? pois esse é o andamento da valsa: 3 tempos. Na maioria das músicas, o andamento típico é de 4 tempos.



Clique na imagem para ampliar

O sinal localizado acima da colcheia e semicolcheia é chamado de bandeirola. Cada sinal desses faz com que a nota seja dividida pela metade. Por exemplo: semínima (sem bandeirola) 1 tempo.


•Colcheia (1 bandeirola) 0,5 tempo.
•Semicolcheia (2 bandeirolas) 0,25 tempo.



As notas com bandeirolas só são simbolizadas da forma mostrada acima quando estão próximas a outras notas com bandeirola (ficam ligadas para facilitar a visualização). Só se pode ligar as notas quando a primeira nota está numa das cabeças do compasso (ex: 1, 2, 3, 4). As bandeirolas só podem ser ligadas de 2 em 2 ou de 4 em 4.


Sabendo que uma semibreve equivale a 4 tempos, a mínima terá a metade do valor da semibreve e a semimínima terá metade do valor da mínima e assim por diante.Veja o exemplo no desenho abaixo:





Lembrando o Dó central está no centro do seu teclado. É uma tecla branca antes de duas teclas pretas. Este Dó serve de ponto de partida para nomear e localizar as notas tanto da mão direta quanto da mão esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que use uma linguagem correcta e tentaremos responder às suas dúvidas o mais rápido possível.