24 janeiro 2010

Scale Master 1.0

Aprenda as escalas de cabo a rabo e em qualquer tom no braço do seu violão ou guitarra.


As escalas são peças fundamentais para qualquer músico que pretende dominar seu instrumento — funcionam como os caminhos e guias que devem ser seguidos para conhecer o campo harmônico, tocar dentro do tom e elaborar improvisos.

Na guitarra ou violão, que são instrumentos tradicionalmente populares, o aprendizado prático muitas vezes não depende do teórico, diferente do caso de instrumentos como o piano, violino ou oboé.

Nestes instrumentos, o aprendizado das escalas — aliado ao das partituras — consiste no primeiro passo para o estudo musical, até porque seus estudantes, normalmente, têm como objetivo atuar em ambientes de música erudita.

Domine as escalas

Scale Master é um software desenvolvido para auxiliar guitarristas e violonistas — iniciantes ou intermediários — a aprender, memorizar e praticar escalas dos mais variados tipos no braço do instrumento.

Os formatos presentes compreendem a escala maior, os 3 tipos de escala menor (natural, melódica e harmônica) e os 7 padrões dos modos gregos (jônico, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio).

A forma de ler deve ser feita da esquerda para a direita, tomando por base que a primeira corda da esquerda é o Mi grave (de mais espessura), enquanto a última corda da direita é o Mi agúdo (de menos espessura).

É possível ouvir as escalas tocadas e observar a escrita delas na partitura. Todas as combinações de tons estão presentes e o programa exibe a escala referente pelo braço inteiro. Para tocar na região agúda (12ª casa em diante), é só você transpor o formato, pensando como se a casa "12" fosse a "0".


http://img404.imageshack.us/img404/2813/92938416.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que use uma linguagem correcta e tentaremos responder às suas dúvidas o mais rápido possível.