Um acorde aumentado é um acorde maior com uma 5ª aumentada. Ou seja, o primeiro intervalo é maior como num acorde maior normal, porém o segundo intervalo também é maior. Vamos usar novamente a escala de Dó como exemplo:
C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
intervalo maior | intervalo maior |
O primeiro intervalo é maior: E (3)
O segundo intervalo também é maior: 3 + (4 meios tons) = m6 (G#)
Assim, o acorde aumentado de Dó é construído com as notas Dó, Mi e Sol sustenido. Como todos os acordes aumentados a sua estrutura é R 3 m6(ou 5#).
Os acordes aumentados têm uma característica curiosa: como são constituídos só por intervalos maiores, se acrescentarmos outro intervalo maior obtemos novamente a nota raiz (ou tonal). Isto faz com que os acordes aumentados sejam "iguais" para várias escalas, ou seja, por exemplo, o acorde aumentado de Dó que acabámos de ver tem as mesmas notas do acorde aumentado de Mi e do acorde aumentado de Sol sustenido. Só a sua execução na guitarra é que é diferente dado que a nota mais grave determina o tom do acorde.
São, por isso, inversões uns dos outros e, por isso, isto gera mais um factor de confusão na simbologia e nomenclatura:
Caug = Eaug inv I = G#aug inv II
Se juntarmos isto ao facto de também haver confusão entre a simbologia "inv" e os acordes com nota grave alterada tipo C\E, então veja só as nomenclaturas que é possível encontrar só sobre o acorde aumentado:
Caug = Eaug inv I = G#aug inv II = Caug\E = Caug\G# = Eaug\C = Eaug\G# = G#aug\C = G#aug\E
Certamente que alguns "autores" bastante criativos ainda conseguiriam inventar mais umas nomenclaturas para este acorde. A minha mensagem é: não se assustem com isto, se perceberem a formação de acordes, quando encontrarem estas simbologias num tema que querem tocar, vão perceber que o "autor" da cifra se fartou de inventar (a maioria das vezes) e que para a tocar só tem de encontrar a forma do acorde que lhe soa melhor (ou que lhe é mais confortável de executar).
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