Nome
Distâncias
Exemplo
Segunda menor
1/2 tom (1 traste)
C para Db
Segunda maior
1 tom (2 trastes)
C para D
Terça menor
1 1/2 tons (3 trastes)
C para Eb
Terça maior
2 tons (4 trastes)
C para E
Quarta perfeita (ou justa)
2 1/2 tons (5 trastes)
C para F
Quarta aumentada ou Quinta diminuta
3 tons (6 trastes)
C para F#
Quinta perfeita (ou justa)
3 1/2 tons (7 trastes)
C para G
Quinta aumentada ou Sexta menor
4 tons (8 trastes)
C para G#
Sexta maior ou Sétima diminuta
4 1/2 tons (9 trastes)
C para A
Sétima menor
5 tons (10 trastes)
C para Bb
Sétima maior
5 1/2 tons (11 trastes)
C para B
Oitava
6 tons (12 trastes)
C para C
Usaremos também as seguintes abreviaturas:
M = maior
m = menor
J = justa (perfeita)
+ ou Aum = aumentada
o = diminuta
Muito bem. Isto é um pouco chato, mas, tem que ser decorado se quiser realmente dominar todo o processo de formação de acordes, ao invés de memorizar uma meia dúzia deles (de qualquer forma, na Lição VII vamos tentar facilitar a vida vendo uma forma simples de memorizar alguns acordes). Aliás, por acorde entende-se duas ou mais notas tocadas simultaneamente (ou quase simultaneamente).
Agora é fácil. Com 5 regrinhas básicas é possível formar os principais acordes, ou seja, aqueles com os quais deve ser capaz de harmonizar a grande maioria das melodias. Os acordes principais são formados por tríades, ou seja, três notas encontradas na escala a que o mesmo pertence e, a posição relativa destas notas é sempre a mesma, qualquer que seja a escala em questão. Vamos ás regras:
Acorde
Notas que Compõem
Exemplo
Acorde
Maior
I + IIIM + VJ
C + E + G
C
Menor
I + IIIm + VJ
C + Eb + G
Cm
Aumentado
I + IIIM + VAum
C + E + G#
CAum (C5+)
Diminuto
I + IIIm + VO
C + Eb + Gb
CO
Sétimo
I + IIIM + VJ + VIIm
C + E + G + Bb
C7
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