Os acordes de Sétima são construídos acrescentando um intervalo adicional aos acordes formados com as Tríades. O intervalo acrescentado pode ser maior ou menor, embora nem todos fação sentido. Existem também casos de acordes de Sétima que não são contruídos directamente a partir de uma das 4 tríades normais (maior, menor, aumentada ou diminuta), mas já lá vamos.
Primeiro vamos pegar na definição de "acrescentar um intervalo maior ou menor", somá-los às tríades e ver que acordes obtemos:
Tríade | Intervalo acrescentado | Estrutura resultante | Acorde resultante | Simbologia (exemplo Dó) |
acorde maior | maior (4 meios tons) | R 3 5 7 | Acorde maior com uma sétima | Cmaj7 |
menor (3 meios tons) | R 3 5 m7 | Acorde maior com uma sétima dominante | C7 | |
acorde menor | maior (4 meios tons) | R m3 5 7 | Acorde menor com uma sétima (maior) | Cm(maj7) |
menor (3 meios tons) | R m3 5 m7 | Acorde menor de sétima | Cm7 | |
acorde aumentado | maior (4 meios tons) | R 3 m6 8 | Não existe, porque a 8 é a nota tonal | |
menor (3 meios tons) | R 3 m6 7 | Acorde aumentado de sétima | C7#5 | |
acorde diminuto | maior (4 meios tons) | R m3 m5 m7 | Acorde meio diminuto de Sétima | Cm7b5 |
menor (3 meios tons) | R m3 m5 6 | Acorde diminuto de Sétima | Cº7 |
Como já deve ter adivinhado, para cada um destes acordes é possível encontrar várias designações. Quando falarmos de cada um deles em particular vamos mostrar a origem das designações alternativas e de algumas confusões frequentes.
Por agora é importante acrescentar a esta lista de acordes de 7ª um acorde que não resulta directamente de nenhuma das tríades que já falámos: o 7b5 (Acorde de sétima diminuto de 5ª).
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