04 fevereiro 2010

Formação de Acordes Aumentados

Lição sobre tríades


Um acorde aumentado é um acorde maior com uma 5ª aumentada. Ou seja, o primeiro intervalo é maior como num acorde maior normal, porém o segundo intervalo também é maior. Vamos usar novamente a escala de Dó como exemplo:
C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A A#
Bb
B C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A
R(1) m2 2 m3 3 4 b5 5 m6 6 m7 7 8 m9 9 m10 10 11 b12 12 m13 13
 
intervalo maior
intervalo  maior                          
O primeiro intervalo é maior: E (3)
O segundo intervalo também é maior: 3  + (4 meios tons) = m6 (G#)
Assim, o acorde aumentado de Dó é construído com as notas Dó, Mi e Sol sustenido. Como todos os acordes aumentados a sua estrutura é R 3 m6(ou 5#).
Os acordes aumentados têm uma característica curiosa: como são constituídos só por intervalos maiores, se acrescentarmos outro intervalo maior obtemos novamente a nota raiz (ou tonal). Isto faz com que os acordes aumentados sejam "iguais" para várias escalas, ou seja, por exemplo, o acorde aumentado de Dó que acabámos de ver tem as mesmas notas do acorde aumentado de Mi e do acorde aumentado de Sol sustenido. Só a sua execução na guitarra é que é diferente dado que a nota mais grave determina o tom do acorde.
São, por isso, inversões uns dos outros e, por isso, isto gera mais um factor de confusão na simbologia e nomenclatura:
Caug = Eaug inv I = G#aug inv II
Se juntarmos isto ao facto de também haver confusão entre a simbologia "inv" e os acordes com nota grave alterada tipo C\E, então veja só as nomenclaturas que é possível encontrar só sobre o acorde aumentado:
Caug = Eaug inv I = G#aug inv II = Caug\E = Caug\G# = Eaug\C = Eaug\G# = G#aug\C = G#aug\E
Certamente que alguns "autores" bastante criativos ainda conseguiriam inventar mais umas nomenclaturas para este acorde. A minha mensagem é: não se assustem com isto, se perceberem a formação de acordes, quando encontrarem estas simbologias num tema que querem tocar, vão perceber que o "autor" da cifra se fartou de inventar (a maioria das vezes) e que para a tocar só tem de encontrar a forma do acorde que lhe soa melhor (ou que lhe é mais confortável de executar).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pedimos que use uma linguagem correcta e tentaremos responder às suas dúvidas o mais rápido possível.