O acorde menor com uma maior de sétima é construído a partir do acorde menor normal e acrescentando um intervalo maior de sétima. Usando o acorde de Dó como exemplo:
C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
int. menor | intervalo maior | intervalo maior |
O acorde menor com uma maior de sétima tem a estrutura R m3 5 7. Os primeiros dois intervalos são os do acorde menor normal. Não confunda este acorde com o acorde menor de 7ª, em que o intervalo adicionado é um intervalo menor.
No exemplo dado, o acorde Cm(maj7) tem as notas, Dó, Mi bemol, Sol e Si. Outras designações que costumam ser dadas a este acorde são: Cm(M7), Cmin(Maj7), C-(M7), Cm(add7), Cm(addM7), Cmin(+7), Cmin(add7) ou Cm(+7).
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