04 fevereiro 2010

Formação de Acordes Maiores

Lição sobre tríades


Recorrendo novamente ao acorde de Dó como exemplo e usando a tabela da escala de Dó, vamos explicar a estrutura dos acordes maiores:
C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A A#
Bb
B C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A
R(1) m2 2 m3 3 4 b5 5 m6 6 m7 7 8 m9 9 m10 10 11 b12 12 m13 13
intervalo maior
int. menor
Os intervalos maiores, como todas as tríades, são formados por dois intervalos de Terça. A primeira (mediante) é um intervalo maior (daí o acorde ser maior) a segunda Terça é menor. Um intervalo maior de terça é aquele que tem 2 dois Tons e um intervalo menor de Terça é de um Tom e meio. Assim, para o acorde de Dó maior, temos:
Intervalo maior na Terça = 3 (E)
Intervalo menor na Quinta = 3 + (3 meios tons) = 5 (G)
Assim o acorde maior de Dó é formado pelas notas: Dó, Mi e Sol. Todos os acordes maiores seguem esta estrutura: Nota Tonal , Terça , Quinta, na sua escala respectiva. Assim, usando notação simplificada, podemos dizer que a estrutura do acorde maior é R, 3, 5 (usamos R como notação para a nota Raiz). 
Usarmos esta escala e estes intervalos para qualquer outra nota, obtemos sempre o acorde maior dessa nota. Por exemplo, escala de Ré sustenido:
D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A A#
Bb
B C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A A#
Bb
B C
R(1) m2 2 m3 3 4 b5 5 m6 6 m7 7 8 m9 9 m10 10 11 b12 12 m13 13
intervalo maior
int. menor
Temos que o primeiro intervalo maior é a nota Sol (G) e o segundo intervalo (menor) é a nota A#. Por isso o Acorde maior de Ré sustenido é constituído pelas notas Ré sustenido, Sol e Lá sustenido.

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