Recorrendo novamente ao acorde de Dó como exemplo e usando a tabela da escala de Dó, vamos explicar a estrutura dos acordes maiores:
C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
intervalo maior | int. menor |
Os intervalos maiores, como todas as tríades, são formados por dois intervalos de Terça. A primeira (mediante) é um intervalo maior (daí o acorde ser maior) a segunda Terça é menor. Um intervalo maior de terça é aquele que tem 2 dois Tons e um intervalo menor de Terça é de um Tom e meio. Assim, para o acorde de Dó maior, temos:
Intervalo maior na Terça = 3 (E)
Intervalo menor na Quinta = 3 + (3 meios tons) = 5 (G)
Assim o acorde maior de Dó é formado pelas notas: Dó, Mi e Sol. Todos os acordes maiores seguem esta estrutura: Nota Tonal , Terça , Quinta, na sua escala respectiva. Assim, usando notação simplificada, podemos dizer que a estrutura do acorde maior é R, 3, 5 (usamos R como notação para a nota Raiz).
Usarmos esta escala e estes intervalos para qualquer outra nota, obtemos sempre o acorde maior dessa nota. Por exemplo, escala de Ré sustenido:
D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
intervalo maior | int. menor |
Temos que o primeiro intervalo maior é a nota Sol (G) e o segundo intervalo (menor) é a nota A#. Por isso o Acorde maior de Ré sustenido é constituído pelas notas Ré sustenido, Sol e Lá sustenido.
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