A 11ª nota de uma escala é também a quarta. Então porquê chamar-lhe de 11ª e não de quarta ? A resposta é que tal como a designação de "Nona" se refere a acordes de Sétima com mais um intervalo acrescentado, que vai dar à nona, também os acordes de 11ª seguem a mesma lógica. Assim, é importante distinguir os acordes de 11ª (7ª+11ª) de acordes do tipo add4 (adicionar a 4ª) ou sus4 (acordes suspensos de 4ª).
Vamos olhar para a escala de Dó para vermos como se constroem os acordes de 11ª:
C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
Intervalo para a 9ª | int. menor |
É importante sublinhar que não queremos que fique a pensar que os acordes de 11ª também têm a nona. Isto não é de todo verdade. O que queremos dizer é que depois da 7ª as únicas notas da escala que fazem sentido são a 9ª, a 11ª e a 13ª, porque a 8ª é igual à nota tonal do acorde, a 10ª já pertence ao acorde (3ª), a 12ª também (5ª) e as restantes ou não formam intervalos melódicos ou não pertençem à escala.
Portanto não se esqueça: Acordes de 11ª são acordes de Sétima, adicionando a 11ª!
A nomenclatura dos acordes de 11ª omitem normalmente a 7ª. Na tabela seguinte mostramos as nomenclaturas:
Acorde de 7ª | Acorde de 9ª | Estrutura do acorde |
C7 | C11 | R 3 5 m7 11 |
Cmaj7 | Cmaj9 | R 3 5 7 11 |
Cm(maj7) | Cm(maj11) | R m3 5 7 11 |
Cm7 | Cm11 | R m3 5 m7 11 |
C7#5 | C11#5 | R 3 m6 m7 11 |
Cm7b5 | Cm11b5 | R m3 b5 m7 11 |
Cº7 | Cº11 | R m3 b5 6 11 |
C7b5 | C11b5 | R 3 b5 m7 11 |
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