Bem, é que a designação "Nona" refere-se a acordes de Sétima com mais um intervalo acrescentado, que vai dar à nona! Assim, é importante distinguir os acordes de Nona (7ª+9ª) de acordes do tipo add2 (adicionar a 2ª) ou sus2 (acordes suspensos de 2ª). Vamos olhar para a escala de Dó para vermos como se constroem os acordes de Nona:
C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
6, m7, 7 + 3/ m3 |
Portanto não se esqueça: Acordes de Nona são acordes de Sétima, adicionando a Nona!
O mesmo se aplica aos acordes de 11ª e de 13ª. Mas lá chegaremos.
A nomenclatura dos acordes de nona omitem normalmente a 7ª. Na tabela seguinte mostramos as nomenclaturas:
Acorde de 7ª | Acorde de 9ª | Estrutura do acorde | Intervalo 7ª-9ª |
C7 | C9 | R 3 5 m7 9 | maior (4 m.t.) |
Cmaj7 | Cmaj9 | R 3 5 7 9 | menor (3 m.t.) |
Cm(maj7) | Cm(maj9) | R m3 5 7 9 | menor (3 m.t.) |
Cm7 | Cm9 | R m3 5 m7 9 | maior (4 m.t.) |
C7#5 | C9#5 | R 3 m6 m7 9 | maior (4 m.t.) |
Cm7b5 | Cm9b5 | R m3 b5 m7 9 | maior (4 m.t.) |
Cº7 | não existe porque a estrutura R m3 b5 6 9 não tem um intervalo melódico da 6ª à 9ª. | ||
C7b5 | C9b5 | R 3 b5 m7 9 | maior (4 m.t.) |
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