O acorde meio diminuto de sétima é construído a partir do acorde diminuto (dim) e acrescentando um intervalo maior de sétima. Daí a designação de "meio diminuto" porque o último intervalo não é menor. Esta designação é utilizada para o distinguir do acorde diminuto de 7ª, onde efectivamente todos os intervalos são menores. Usando o acorde de Dó como exemplo:
C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A | A# Bb | B | C | C# Db | D | D# Eb | E | F | F# Gb | G | G# Ab | A |
R(1) | m2 | 2 | m3 | 3 | 4 | b5 | 5 | m6 | 6 | m7 | 7 | 8 | m9 | 9 | m10 | 10 | 11 | b12 | 12 | m13 | 13 |
int. menor | int. menor | intervalo maior |
O acorde meio diminuto de 7ª tem a estrutura R m3 b5 m 7. Os primeiros dois intervalos são os do acorde diminuto normal. O último intervalo (maior) acrescenta a Sétima.
No exemplo dado, o acorde Cm7b5 tem as notas, Dó, Mi bemol, Sol bemol e Si bemol. Outras designações que costumam ser dadas a este acorde são: C1/2dim7, C1/2dim, Cm7(b5) ou Cº7. Esta última designação não está correcta porque corresponde ao acorde diminuto de 7ª e não ao meio diminuto!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Pedimos que use uma linguagem correcta e tentaremos responder às suas dúvidas o mais rápido possível.